Quem sou, quem somos

 

Oi! Que bom que você tá aqui querendo saber mais sobre a gente. A primeira coisa que quero te contar é que somos duas  pessoas, eu e meu companheiro. Normalmente eu quem faço o atendimento; meu nome é Cleudinete e pode me chamar de Cléu. Sou nascida na Bahia e criada em São Paulo.  Sempre gostei das belezas visuais, mas foi em Psicologia que me formei; atendi por um tempo, fui servidora pública por alguns anos, mas quando descobri a costura é que veio a alegria pessoal e profissional. Então fui estudar no Senai/SP pra aprender o quanto pude sobre confecção e modelagem de bolsas, primeiro de tecido e depois de couro & sintéticos. Tudo que você vê por aqui foi feito por mim; sou eu que crio, compro material, faço os pilotos, testo e costuro cada peça. Também escrevo as postagens e publico nas redes sociais, atendo quem nos procura e preparo a embalagem de cada compra realizada. Outra parte do trabalho é feita pelo Wagner que, entre tarefas, registra todas as peças. É o moço interessante que encontrei pela vida, meu parceiro. Filho de baianos, nascido e criado em Santos, economista  aprendendo a fotografar. Folias foi imaginada e nascida por mim, e vou contar um pouco mais sobre isso, mas hoje é  sonho e empenho de nós dois. Também é nutrida por pessoas como você, que valoriza o trabalho de pequenos produtores, a criação de gente com nome, rosto, ideais e história. 

 

Muito bem-vinda!
 

 
 
Que história é essa
 
A marca surgiu por conta da minha vontade de ser mais feliz, de fazer um trabalho que me desse mais prazer e que fosse útil para outras pessoas. Amava trabalhos manuais desde pequena, sempre dei um jeito de encaixar um faça-você-mesma na minha rotina e nos meus espaços. Gostava muito de desenhar e pintar e mais ainda de criar ou transformar objetos.  Quando decidi me dedicar a isso profissionalmente escolhi fazer bolsas e faixas para cabelo. Isso foi bem no comecinho, quando surgiu Folias de Donzela. Gosto de constatar que desde essa época, apesar de eu já ter mudado o escopo da marca muitas vezes, há características que sempre estiveram presentes: cuidado com os detalhes, cor, capricho. Amo muito trabalhos artesanais cuidadosos, com excelente acabamento, feito com materiais de qualidade. Não queria colocar no mundo nada diferente disso, então mantive e mantenho esse zelo em tudo o que já produzi: almofadas, mantas, cortinas, acessórios de carnaval, estandartes, cenários pra show, figurinos.

Dá pra ver que passamos por muitas transformações, né? Por um tempo deixei os acessórios de lado, me encantei pelo desenvolvimento de superfícies têxteis e botei o foco todo em decoração e objetos para casa. Foi quando mudei o nome, ficou apenas “Folias”, mais curto, simples e abrangente.  Mas depois de alguns anos fazendo isso, sempre com uma crise de identidade rondando, um mix de produtos grande demais e vontade de fazer tudo ao mesmo tempo, decidimos (agora já com meu parceiro no processo) pelo retorno às origens. Resgatei moldes, voltei pro Senai, me aperfeiçoei e selecionei com muito critério cada produto que está no conjunto que oferecemos hoje. Assim estamos desde 2019,  focados e dedicados com muita alegria às bolsas, essa queridas. 

 
O que e como a gente faz
 
Artigos de tecido coloridos, modernos, 100% algodão, inspirados nas cores e na alegria da nossa cultura popular. Nos faz uma marca única o nosso emprego das cores, a produção estudada e bem cuidada em todos o detalhes, a qualidade do acabamento e a originalidade. A inspiração de fundo é bem brasileira – os folguedos, o artesanato, as casas coloridas do interior nordestino.  
Também são peças práticas e despojadas. Bolsa de tecido como item de estilo é o que tenho sempre em vista, tentando reforçar que uma peça feita em pequena escala pode ser diferente, bonita e bem feita. O que nos trouxe até aqui foi a crença de que poderíamos criar peças autorais, a resiliência, a persistência, o amor pelo trabalho artesanal e pela nossa cultura. A nossa principal oferta é criar beleza e oferecer cor e contentamento em forma de bolsas e acessórios!
 
 
No que a gente acredita, o que a gente quer
 
É bom perceber que independente das mudanças de percurso, das transformações pelas quais passei e passamos, existem alguns valores que são pilares do que a gente faz, a base e a sustentação. Acreditamos: 
 
- na importância da beleza, leveza e alegria como forma de fruição da vida;
- no cuidado com as pessoas e com as relações: que sejam relações de troca,  justas, honestas e transparentes;
- na produção em pequena escala como caminho para novas formas de consumir – e de trabalhar!
- nas parcerias, nas ações colaborativas e em rede como caminho para construir um futuro melhor.
 
Vem junto! O site tá aqui pra contar das nossas peças, o blog e os nossos perfis nas redes pras nossas divagações, conversas e novidades.
Pra um ou pra outro, saber mais ou dar um oi, é só chamar que sempre respondo tão logo possível e com muito apreço!